Na próxima sexta-feira (dia 7 de setembro), acontece o 24º Grito dos Excluídos e das Excluídas de Pernambuco, com concentração a partir das 9h, na Praça do Derby (também conhecida como Praça da Democracia), no Recife. O tema da edição deste ano é “Vida em primeiro Lugar” e o lema: “Desigualdade gera violência. Basta de Privilégios”.
O ato é promovido como uma manifestação popular paralela aos tradicionais e conservadores desfiles militares, que enaltecem uma liberdade meramente formal adquirida pelo Brasil em 1822. O Grito dos Excluídos e das Excluídas vem para dizer que a nossa liberdade real, na prática, ainda não foi alcançada e que o povo brasileiro ainda está em luta para conquistá-la. Enquanto houver miséria, exploração da classe trabalhadora, genocídio dos povos negros e indígenas e tantas outras mazelas que marcam este país tão desigual, não haverá liberdade de fato.
O Grito dos/as Excluídos/as é uma manifestação popular carregada de simbolismo. É um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural, formado por pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos e das excluídas.
Vivemos um momento de ataque à democracia e de enormes retrocessos no campo das políticas sociais e dos direitos dos trabalhadores, e por isso é imprescindível marcarmos presença nesse ato, a fim de reagirmos contra o atual governo ilegítimo e contra este sistema que massacra a população pobre e marginalizada. A desigualdade gera violência e precisamos dar um basta nos privilégios.
Nenhum Direito a Menos! Pela Democracia! Pela Soberania do nosso país! Por Lula Livre! Vamos juntos/as nessa caminhada.
Acompanhe todas as nossas matérias completas acompanhando o nosso Boletim Informativo Mensal, clicando aqui!