EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
Categorias
Cabo de Santo Agostinho SUAPE

AUDIÊNCIA PÚBLICA NO CABO DISCUTE A SITUAÇÃO DO PARQUE ARMANDO HOLANDA

No dia 29 de maio foi realizada na Câmara dos Vereadores do Cabo uma audiência pública, convocada pelo vereador José de Arimatéia, para discutir a situação do Parque Metropolitano Armando Holanda Calvanti (PMAHC), localizado no litoral do Cabo de Santo Agostinho, onde centenas de famílias posseiras já residiam há gerações, vivendo da pesca, mariscagem, coleta de frutos, produção de doces e licores etc. Ignorando o direito e a tradicionalidade dessas comunidades, SUAPE passou a empreender um projeto de remoção forçada, com o intuito de deixar o PMAHC completamente inabitado.

Outro grave conflito social que assola a área é o grande déficit habitacional que passou a existir no município após a demissão em massa de trabalhadores das indústrias instaladas no CIPS. A ausência de postos de trabalho aliada à inexistência de políticas públicas de habitação fez com que muitos desses trabalhadores passassem a empreender a ocupação informal de terrenos ociosos a fim de exercer o direito à moradia junto às suas famílias. Tais famílias vivem, contudo, em situação precária, sem cobertura do serviço público de saúde e dos sistemas de saneamento básico, água potável e energia elétrica.

No entanto, a forma como SUAPE e a Prefeitura do Cabo vêm lidando até então com essa delicada questão é a pior possível: repressão, criminalização e marginalização dessas famílias, mediante operações conjuntas que vêm gerando traumas nessa população. São inúmeros os relatos de abusos e truculência praticadas por funcionários da Prefeitura, seguranças de SUAPE e PMs.

Carlos Cavalcanti, Diretor de Meio Ambiente de SUAPE presente na audiência pública, reconhece que houve “equívocos” e que a empresa teve dificuldade de diálogo no passado. Afirmou, no entanto, que SUAPE busca daqui para frente construir um diálogo com a população para discutir as regras de uso e de ocupação do Parque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress