EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
Categorias
Comunidade Invasão SUAPE

FÓRUM SUAPE QUESTIONA JUNTO AO MPF E AO MPPE AS REMOÇÕES FORÇADAS DE COMUNIDADES EM FUNÇÃO DAS ZPECS

O Fórum Suape apresentou no último dia 06 de julho uma representação junto ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério Público do Estado (MPPE) questionando a política excludente por trás das Zonas de Prevenção Ecológica (ZPECs) instituídas pelo Plano Diretor de SUAPE.
A implementação das ZPECs vem ensejando a remoção forçada de diversas comunidades tradicionais (como Tabatinga, Conceição Velha, Rosário, Ilha, Boa Vista I e II, Cedro, Tiriri e parte de Serraria) sob o pretexto de que as áreas serão destinadas a projetos de reflorestamento e que a presença dessas comunidades no local seria incompatível com a preservação ambiental.
No entanto, pelo trato específico que essas comunidades têm com o meio, são elas que, na verdade, vêm proporcionando a preservação do meio ambiente há gerações. Um ecossistema não se restringe à fauna e flora; ele compreende também o povo que tem com aquele território um laço cultural de identidade e cujos conhecimentos e práticas tradicionais são responsáveis pela manutenção dos ciclos naturais.
As comunidades tradicionais são, portanto, um fator imprescindível para a manutenção do território e colaboram ativamente para a preservação. É preciso atentarmos para o fato de que falsos discursos de conservação ambiental na verdade escondem a disputa por terras e são constantemente invocados para legitimar expulsões depopulações tradicionais de áreas de interesse econômico.
Em se tratando de uma empresa que tem interesses claros de atrair novas indústrias, existe a fundada preocupação de que por trás desse discurso “verde” repousem interesses obscuros, como o de tornar a área objeto de especulação imobiliária para futura expansão do complexo portuário e industrial.
É urgente a atuação dos órgãos públicos no que diz respeito ao reconhecimento da importância dessas comunidades tradicionais para a preservação do meio ambiente, a fim de se resguardar a permanência dessas populações em seus territórios.
Leia essa e outras matérias no nosso
Informativo Mensal online, clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress