A Campanha Global para desmantelar o Poder Corporativo e parar a Impunidade realizará uma Semana de Mobilização, de 21 a 27 de outubro, em Genebra, com atividades dentro do Conselho de Direitos Humanos da ONU, mas também de mobilização e debates do lado de fora.
A representante da coordenação do Fórum Suape, Rosimere Nery vai representar a FASE e levar a denúncia do caso das violações que acontecem em Suape. A FASE é membro da Campanha desde o seu lançamento na Cúpula dos Povos na Rio+20 e integra a coordenação do Fórum Suape.
Em seu pronunciamento Mere deverá fazer uma breve exposição sobre os impactos socioambientais (remoções forçadas, violências cotidianas e degradação dos ecossistemas dos quais as comunidades dependem) vinculando-os com o racismo ambiental, evidenciando como esses impactos estão não por acaso direcionados a comunidades negras. A escolha do local para a instalação do complexo recaiu não por acaso sobre uma região tradicionalmente habitada por comunidades nativas e com menor acesso à educação formal. Evidencia-se a institucionalização de práticas discriminatórias por parte do Estado quando, por meio de decisões governamentais e estabelecimento de políticas públicas, são impostas as piores condições de vida a populações negras.
Faça o download do Boletim Mensal completo
clicando logo abaixo!
clicando logo abaixo!