Uma breve explanação, com a entrega de amplo material norteou as denuncias sobre o sofrimento causado as populações nativas pela implantação do CIPS, em particular as remoções forçadas e o desmatamento da vegetação local (resquícios de Mata Atlântica, restinga e manguezais).
Sensibilizada pelo relato a deputada se comprometeu a ajudar as populações atingidas pelo empreendimento. A primeira atitude foi de seu gabinete acompanhar, com a advogada Suelen Nascimento,a reunião que ocorrerá dia 10 de agosto entre representantes dos moradores e a empresa Suape.
Outra medida proposta foi de que conversaria com o deputado Aluisio Lessa, presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa para inteirá-lo dos problemas relatos na reunião com o Forum Suape. Inclusive levantando a possibilidade da convocação de uma Audiência Pública convocada por esta Comissão. Foi informado a deputada que duas outras audiências públicas foram realizadas pela Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular. Inclusive as atas destas reuniões, publicadas no Diário Oficial do Estado,foram posteriormente enviadas para o email da deputada.
E finalmente Terezinha Nunes se comprometeu também a falar com o Secretario Estadual de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry, sobre os assuntos tratados nesta reunião.