Dia: 13 de maio (segunda-feira)
Hora: 8 as 12 horas
Local:
Sala de aula 4 do 3º andar,
Departamento de Saúde Coletiva
Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz/Mas (CPqAM)
Campus da UFPE
Organização:
Departamento de Saúde Coletiva e Fórum Suape – Espaço sócio-ambiental
Mais Informações:
Profa. Idê Gomes Dantas Gurgel, PhD
Chefe do Departamento de Saúde Coletiva
NESC/CPqAM/FIOCRUZ-PE
Av. Moraes Rego s/n, Campus da UFPE
CEP: 50670-420, Cidade Universitária-Recife, PE, Brasil
Fone: + 55 81 2101 2603
Fax: + 55 81 2101 2614
e-mail: ideg@cpqam.fiocruz.br
Objetivo
Tipificar as injustiças sociais e ambientais no entorno do Complexo de Suape.
Justificativa
Com a aceleração da implantação do Complexo Industrial Portuário de Suape em Pernambuco, vivencia-se uma situação análoga a tantas outras que ocorrem no País e diz respeito ao modelo de desenvolvimento predatório adotado. Quem paga pelo “progresso” a nível local são as populações nativas, obrigadas a saírem de suas moradias, mudar seu modo de vida, criando grandes problemas sociais. E também é afetado o meio ambiente, onde são despejados produtos tóxicos e suprimida a vegetação, com reflexos na vida animal, nos rios e riachos. Esta ação local acaba se somando negativamente a tantas outras que estão sendo realizadas em todo o território nacional, e em todo o planeta.
Logo, Suape e seus municípios estratégicos constituem um território de conflitos, que se espera identificar, tipificar e assim construir uma mapa das injustiças sócio-ambientais naquele território.
Metodologia
Reunir diferentes pesquisadores interessados, ou que já trabalham naquele contexto em diferentes áreas do conhecimento.
Haverá em um primeiro momento (2 horas) uma breve apresentação dos trabalhos (10 minutos) já em desenvolvimento, ou que serão desenvolvidos no território abrangido pelo Complexo de Suape.
Em seguida a discussão sobre o objetivo do encontro, a tipificação e discussão da metodologia para a construção de um mapa de injustiça social no território de Suape (1 hora)