A apresentação do Relatório Luz da Sociedade Civil sobre a Implementação dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) no Brasil, aconteceu em um Seminário realizado na Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ, no dia 7 de julho. A advogada Luísa Duque, assessora jurídica do Fórum Suape apresentou novamente o caso de Suape, escolhido como caso emblemático.
No dia 8 de junho, em Brasília/DF, ela já havia representando o Fórum no Seminário promovido pela União Europeia, em um processo de consulta às organizações brasileiras da sociedade civil acerca da implementação dos ODS que fazem parte da Agenda 2030 do desenvolvimento sustentável. Essa agenda foi elaborada em 2015 na cúpula das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável.
À convite da ABONG (Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais) a assessoria jurídica do Fórum Suape produziu um amplo documento sobre a realidade do Complexo Industrial e Portuário de Suape, para ser incluído no relatório final do GT2030 ODS.
A União Europeia está interessada em contribuir com a implementação desses ODS, seja pressionando o estado brasileiro, seja apoiando as organizações para fazê-lo, a partir da atuação na defesa dos direitos humanos. Suape foi escolhido como um caso emblemático pelo conjunto das organizações da sociedade civil, como um exemplo de não cumprimento dos ODS pelo estado brasileiro.
A apresentação do Fórum Suape no Seminário da FUNDAJ teve repercussão na imprensa local. Os jornais Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco e a Rádio CBN publicaram matérias sobre as denúncias apresentadas.
Faça o download do Boletim Mensal completo
clicando logo abaixo!