O Fórum Suape se reuniu com diversas lideranças religiosas na sede do Centro das Mulheres do Cabo, no dia 10 de julho. Participaram da reunião, além de integrantes do Fórum, o Pai Adilson representando povos de terreiros, o pastor Jorge Araújo da Igreja Batista, Gleidison Góes do FOJUCA, Vilfrido Afonso e reverendo Ivaldo pastor da Igreja Anglicana, a educadora Giselda Queiroz do Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral – CADI, Fabiana Moraes e Arão de Aragão representando povos de terreiros.
A reunião foi bastante positiva e revelou que algumas lideranças não conheciam profundamente a realidade de Suape. Estavam tendo contato pela primeira vez com informações sobre os impactos causados pelo CIPS. Algumas delas estavam bem inteiradas da situação, como o caso do reverendo Ivaldo, pastor da Igreja Anglicana, que desenvolve um importante trabalho com crianças e adolescentes, na região de Gaibú. Ele relatou sobre o crescimento de casos de exploração sexual e gravidez precoce em meninas adolescentes, que geram filhos sem pais, os filhos de Suape, além do aumento de casos de HIV. No dia 6 de julho, o Fórum Suape e lideranças comunitárias da região foram recebidos em uma reunião com o presidente do CIPS, Marcos Batista acompanhado de diretores e assessores do corpo técnico da empresa. Inicialmente, o coordenador do Fórum Suape, Heitor Costa fez um breve histórico sobre a atuação do Fórum no território e as tentativas frustradas de diálogo com o governo do Estado de Pernambuco. Em seguida as comunidades relataram várias situações de violência que estão vivenciando no seu dia a dia, como consequência das violações de direitos socioambientais cometidas por Suape.
O Fórum Suape entregou a cada um, um kit com produtos de comunicação impressos e audiovisuais, para que possam aprofundar um pouco mais o nível de conhecimento sobre a realidade no território atingido pelo Complexo de Suape. Uma das propostas aponta para a importância de mobilizar a juventude e na perspectiva de se fortalecer a parceria com as lideranças religiosas, que são muito influentes nas comunidades onde atuam e podem desenvolver um importante papel junto à população.
Faça o download do Boletim Mensal completo
clicando logo abaixo!
clicando logo abaixo!