EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
Categorias
Uncategorized

INCRA INICIA TRABALHOS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA ILHA DE MERCÊS

Em 27 de setembro de 2018, o INCRA se reuniu com a Comunidade Quilombola Ilha de Mercês, localizada no Engenho Mercês, em Ipojuca, para comunicar o início dos trabalhos para a elaboração do RTID (Relatório Técnico de Identificação e Delimitação). O RTID, que é um documento necessário para o processo de regularização fundiária e titulação do território quilombola, consiste em, dentre outras coisas, estudos antropológicos, cartográficos, socioeconômicos e dos impactos ambientais ocorrido no território.
A Comunidade Quilombola Ilha de Mercês, que já é certificada pela Fundação Cultural Palmares, vêm travando há anos uma batalha contra o poder político e econômico de SUAPE, que tem interesse em se apossar do território da comunidade. Assim como todas as demais comunidades atingidas pelo CIPS, Ilha de Mercês foi alvo de constante violência por parte de representantes da empresa, que, frequentemente armados, destruíam casas e lavouras, roubavam materiais e ameaçavam  os membros da comunidade. 
Em face de muitas famílias não terem resistido à pressão, hoje a comunidade é muito menor do que era originalmente, assim como o território sofreu grandes perdas, estando hoje parte das terras sob o poder de grandes empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress