EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
Categorias
Fórum Suape

NOTÍCIAS DO FÓRUM SUAPE DE 9 A 15 DE SETEMBRO DE 2013

NOTICIAS DO FORUM SUAPE DE 9 A 15 DE SETEMBRO DE 2013 (segunda-feira a domingo)
1) A denuncia prestada pelo Fórum Suape junto a ouvidoria Agência de Meio Ambiente – CPRH sobre os impactos ambientais de dragagem e derrocagem no porto de Suape teve enorme repercussão na imprensa local e nacional. Foi aplicado uma multa de 2,5 milhões de reais a empresa Suape, além de outras exigências constantes nos autos de infração aplicados pelos técnicos do CPRH. Agora o Forum vai requere ao Ministério Público que acompanhe esta ação.

2) O Fórum Suape se fez representar na reunião que ocorreu no dia 9 de setembro no Engenho Serraria, com a presença de mais de 30 pessoas. Nesta oportunidade foi dada a posse da nova diretoria da Associação dos Pequenos Agricultores do Engenho Serraria e Adjacências, cujo presidente para os próximos dois anos será o Sr. José Luiz dos Santos. (membro do Fórum Suape). Ao José Luiz e a toda diretoria nossos parabéns, e êxito na caminhada em defesas dos legítimos interesses dos associados que abrange os engenhos de Serraria, Jasmim, Tabatinga, Massangana, Rosário, a Vila Dois Irmãos e a propriedade de Serraria (comunidade urbana)

3) Na quinta-feira, dia 12, foi realizada na sede da Associação dos moradores e moradoras do Engenho Massangana, localizado no município do Cabo de Santo Agostinho/PE, reunião para tratar sobre a titulação das terras dos camponeses e camponesas que vivem em áreas hoje ocupadas por Suape, e sobre as violências praticadas pela Empresa. Participaram da reunião aproximadamente 200 pessoas das Associações de moradores e moradoras dos engenhos Massangana, Algodoais, Tiririca, Serraria, Boa Vista e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Também participaram a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Forum Suape, Vereador do Cabo de Santo Agostinho e o MST. Diante das denuncias dos moradores representantes do INCRA informaram que até no máximo 15 dias os técnicos do Incra realizarão trabalhos de campo. O Instituto abriu um processo administrativo e já tem informações, por parte de sua Procuradoria, que existem terras na região que estão sob o controle de Suape, mas que pertencem a União, ou seja, ao Incra. O trabalho do órgão neste primeiro momento, segundo seus representantes se concentrará em: a) Delimitar as glebas Leste e Oeste da região; b) identificar todos os moradores e moradoras; c) delimitar o perímetro das terras da União. O Incra vai oficializar um pedido para que Suape apresente o mapa das terras, que supostamente pertença a ela.

4) Conforme já anunciado as reuniões gerais para aprovação do estatuto e eleição e posse da coordenação, ocorrerão no Cabo de Santo Agostinho – dia 16 de setembro (segunda-feira), as 13:30 horas no Centro das Mulheres do Cabo, e no Recife dia 18 de setembro (quarta-feira), as 8:30 horas na FASE.

5) Para quem quiser conhecer e tornar membro do Fórum Suape-Espaço Socioambiental, veja o portal, www.forumsuape.ning.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress