Nesta sexta-feira (5) é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas o que temos a comemorar neste dia?
O mundo todo vem sofrendo atualmente com os efeitos das mudanças climáticas, decorrentes do aquecimento global que o ser humano vem provocando em nosso planeta. A atual pandemia de Covid-19, que assola todo o mundo, também é mais um reflexo da crise ambiental pela qual passa a Terra.
Já o Brasil vem passando por uma crise ambiental sem precedentes, com o aumento avassalador do desmatamento na amazônia e no cerrado, o uso indiscriminado de agrotóxicos em todo o território, a cada vez maior poluição do ar e contaminação hídrica, além do maior desastre ambiental em extensão com o recente vazamento de petróleo no mar que atingiu toda a costa do Nordeste e ainda alguns estados do Sudeste.
O desmatamento da Floresta Amazônica aumentou 171% em abril deste ano, representando 529 km² de floresta derrubada, o que equivale aproximadamente ao território do município de Porto Alegre. Os dados são monitorados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O nosso atual Ministro do Meio Ambiente vem, na verdade, adotando uma agenda contrária ao Meio Ambiente, trabalhando no sentido de flexibilizar e suprimir as normas de proteção ambiental.
Todas essas questões precisam ser refletidas em nosso dia a dia e medidas urgentes precisam ser adotadas pela sociedade e pelos governos. Não fique parada/o. Lute por uma mudança de consciência e de prática que ajude a reverter esse estado de destruição. Vamos juntas/os.