EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Ativistas negras vão à COP 28 em Dubai para propor soluções para a crise climática

Um grupo de ativistas negras brasileiras, que compõem a Rede Vozes Negras pelo Clima, irá à COP, que, em sua 28.ª edição, acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 30 de novembro a 12 de dezembro. Com o apoio da Anistia Internacional Brasil, o grupo é formado por lideranças femininas de favelas, de quilombos, de OSCs e de comunidades pesqueiras, ribeirinhas e afro-religiosas, e busca ser uma plataforma para ampliar as vozes de mulheres negras diretamente atingidas pela crise climática e pelo racismo ambiental. O Fórum Suape faz parte da rede por meio da sua Coordenadora Geral Simone Lourenço.

Elas têm muito a dizer, propor e agir. Suas vivências, histórias e propostas precisam estar presentes nas respostas à crise climática e ao racismo ambiental.

A Rede Vozes Negras pelo Clima teve início em de março de 2023, mês que marca as lutas das mulheres no mundo inteiro por justiça e igualdade. Os ciclos de encontros de compartilhamento de conhecimentos e informações entre todas as suas participantes incentivou-lhes a levar o debate ao maior evento de discussão climática do mundo, a Conferência das Partes (COP) da Organização das Nações Unidas, além de outros espaços de debates e decisões.

Uma delegação formada por nove mulheres negras, de oito estados do Brasil, está se preparando para ir à Dubai, pautar o racismo e o sexismo ainda tão presentes e propor soluções já empregadas em seus territórios para o enfrentamento à crise climática. Nas palavras das mulheres que compõem a rede, a crise climática tem cor, gênero e endereço e são as mulheres que carregam a crise climática nas costas.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) divulgou em outubro o resultado da seleção de painéis que deverão integrar a programação do Pavilhão Brasil na COP 28. A rede Vozes Negras pelo Clima e a Anistia Internacional Brasil ficarão responsáveis pelo Painel “Nada sobre nós sem nós: perspectivas de Mulheres Negras sobre raça, gênero e território na elaboração das políticas de ação climática com justiça racial e socioambiental”, que acontecerá no dia 03 de dezembro.

Compartilhe em suas redes

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress